T.O.C

O transtorno obsessivo compulsivo, popularmente conhecido pela sua sigla, TOC, é um transtorno comum e costuma apresentar seus primeiros sintomas precocemente, na infância. Cerca de 50 % dos casos se iniciam na infância ou na adolescência.

Atualmente tem se utilizado também o termo “Transtornos do Espectro Obsessivo Compulsivo”, pois observamos que outros transtornos apresentam similaridades com o TOC.  O transtorno dismórfico corporal, a tricotilomania (transtorno de arrancar cabelos e/ou pelos corporais), o transtorno de acumulação, e o transtorno de escoriação (Skin- picking) fazem parte do espectro ampliado do TOC. Esses transtornos têm em comum, como sintoma essencial, um comportamento compulsivo.

Vocês podem estar se questionando neste momento:  o que é compulsão?

As compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que o indivíduo se sente obrigado a realizar, geralmente com finalidade de aliviar uma angústia ou incômodo.  Elas variam entre os indivíduos, sendo que as categorias mais comuns são: limpeza, simetria, pensamentos proibidos ou tabus, e medos de causar danos a si ou a terceiros.

As obsessões são pensamentos, imagens, impulsos, e preocupações, que são intrusivas, indesejadas, repetitivas, persistentes, e que causam sofrimento, angústia, incômodo nos pacientes.

As seguintes perguntas podem lhe ajudar a pensar sobre essas categorias referidas: você se lava ou se limpa muito em relação às outras pessoas? É muito preocupado com a limpeza do ambiente ou dos alimentos? Verifica muito as coisas mesmo já tendo checado anteriormente?  Há algum pensamento que o incomoda e do qual gostaria de se livrar, mas não consegue?  As suas atividades diárias demoram muito tempo a terminar por ser metódico? Preocupa-se muito com organização ou se os objetos estão alinhados ou simétricos?  Estes problemas lhe incomodam ou atrapalham a convivência com sua família, amigos ou colegas de trabalho? Uma resposta positiva a uma ou mais afirmações pode indicar a necessidade de uma avaliação mais detalhada com um psiquiatra.

O TOC é conhecido muitas vezes pela doença do segredo porque alguns pensamentos obsessivos causam muito sofrimento e provocam sentimentos de embaraço, vergonha e medo de julgamento, principalmente quando estão relacionados a temas de sexualidade, agressividade ou religiosos.  Devido a isso, a busca por um profissional capacitado e que lhe acolha e confie pode facilitar o compartilhamento dos sintomas e a resposta ao tratamento.

O tratamento, baseado em evidências para o TOC, envolve medicamentos e psicoterapia. A escolha da melhor medicação é uma escolha individualizada para cada paciente.

O tratamento precoce do TOC é um dos principais fatores de bom prognóstico, ou seja, o tempo entre o início do transtorno e o início de tratamento é determinante para uma boa evolução da doença. Infelizmente, o início precoce da doença  muitas vezes não está associado à procura precoce de ajuda o que atrasa o tempo de início do tratamento e compromete o prognóstico. Alguns artigos descrevem um intervalo de quase 7 anos entre o início dos sintomas e o início do tratamento.    

Em muitas partes do Brasil e do mundo o acesso ao tratamento especializado, principalmente para crianças, costuma ser um desafio. Então, a telemedicina pode ser uma ferramenta útil para oferecer tratamentos onde ainda não há profissionais especializados no cuidado desses transtornos. Não deixe que o receio ou medo em relação ao tratamento psiquiátrico o impeça de procurar ajuda para você ou ao seu filho

 

REF: Fineberg NA, Hollander E, Pallanti S, Walitza S, et al . . Clinical advances in obsessive-compulsive disorder: a position statement by the International College of Obsessive-Compulsive Spectrum Disorders. Int Clin Psychopharmacol. 2020 Jul;35(4):173-193.

Rosario-Campos MC, Miguel EC, Quatrano S, Chacon P, Ferrao Y, Findley D, et al. (2006). The dimensional Yale-Brown obsessive-compulsive scale (DY-BOCS): an instrument for assessing obsessive-compulsive symptom dimensions. Mol Psychiatry 11:495–504.